Breaking News

Empresa portuguesa cria biocarvão 100% limpo



A Ibero Massa Florestal, de Oliveira de Azeméis, está a lançar no mercado português o primeiro biocarvão, um produto que resulta de um “processo industrial complexo” mas que é “muito seguro do ponto de vista tecnológico”.

“[Vamos] desafiar uma envelhecida indústria nacional de carvoeiros”, explicou ao Green Savers João Tiago Santos, engenheiro de Ambiente e Director de Produção da Ibero Massa Florestal. “É uma fábrica de biocarvão onde se pode andar a trabalhar de camisa branca”.

O biocarvão começou a ser desenvolvido há um ano e, segundo a Ibero Massa Florestal, trata-se de uma fonte energética 100% limpa e 100% portuguesa. O produto é feito a partir de madeiras de infestantes da floresta portuguesa, acácia austrália e mimosa e podas que resultam da limpeza da floresta para o controlo de incêndios.

O produto está a ser trabalhado sob as marcas Ecochar e Biopower, que pode ser usada para a reestruturação de solos agrícolas e florestais em vinhas, olivais, pomares, florestas e hortas. De acordo com a empresa, o Ecochar reduz a necessidade de água e fertilizantes em 40% e aumenta o número de raízes de plantas e produção. Ele devolve ainda, aos solos, o carbono retido pelo processo de produção, reduzindo as emissões de CO2.

O Ecochar pode ainda ser utilizado como alternativa ao carvão tradicional dos churrascos e estará disponível em grandes superfícies.

A tecnologia desenvolvida pela Ibero Massa Florestal encontra-se em processo de patenteamento. “Não existe nada igual em toda a Península Ibérica, e talvez apenas cinco empresas, em todo o mundo, estão a trabalhar nesta área”, explicou Nuno Costa, director comercial da Ibero Massa Florestal.

A empresa de Oliveira de Azeméis está ainda a desenvolver outras aplicações do biocarvão, em larga escala, em conjunto com as universidades de Aveiro e de Trás-os-Montes e Alto Douro.