Breaking News

Descoberto reservatório suficiente para encher três vezes os oceanos do planeta



Há um reservatório de água, nos EUA, 660 km abaixo da superfície terrestre, que seria suficiente para encher três vezes os oceanos do planeta, diz um estudo publicado na revista Science.

Um grupo de cinco cientistas concluiu que, na região centro dos Estados Unidos, a centenas de km abaixo da superfície, exista uma quantidade de água suficiente para encher três vezes todos os oceanos do Mundo. O reservatório estará alojado na zona de transição – uma das camadas que existem no interior do planeta -, e pode indiciar provas da existência de um “ciclo de água da Terra”, segundo Steve Jacobsen, um dos investigadores responsáveis pela descoberta, que falou ao The Guardian.

A conclusão, avançada por um estudo publicado, esta sexta-feira, na revista Science, indica que o reservatório estará localizado a cerca de 660 quilómetros da crosta terrestre. “Penso que estamos finalmente a ver provas que explicam a existência de uma vasta quantidade de água na superfície do nosso planeta”, revelou Jacobsen, sublinhando que “há décadas que os cientistas andavam à procura”

Esta quantidade de água está a ser alojada na zona de transição, denominação da camada da Terra que vai dos 410 aos 660 quilómetros de profundidade, por um mineral chamado ringwoodite – que, aliás, foi apenas descoberto em março.