Breaking News

Universidades convocam mulheres feias para tratamento psicológico


Pesquisadores visam atender mulheres de 19 a 30 anos de idade
As Universidades de Granada e Jaén (ambas no sul da Espanha) estão convocando mulheres feias para um projecto experimental científico. O objectivo é testar um tratamento psicológico que cure os transtornos provocados pela obsessão com o ideal de beleza inalcançável.
As faculdades de psicologia das duas universidades oferecem o tratamento gratuito a mulheres entre 19 e 30 anos que admitam estar insatisfeitas com seu aspecto físico e queiram participar de forma voluntária do projecto.
A coordenadora do estudo científico e catedrática em psicologia da Universidade de Granada, Maria del Carmen Santaella justifica a importância do tratamento de pessoas consideradas feias "porque a preocupação com o aspecto físico afecta de forma alarmante a uma parte importante da população".
"O ideal de beleza transmitido pela família, amigos e "media" é tão rígido na nossa sociedade que chega a alterar a percepção que uma pessoa pode ter sobre o que é uma aparência normal", afirmou.
"São padrões inalcançáveis que acabam provocando transtornos graves, o que em psicologia chamamos de descontentamento normativo", disse à BBC Brasil.