Breaking News

Teoria indica que egípcios usaram areia molhada para construir pirâmides


Durante muitos anos a humanidade se questionou sobre como os egípcios conseguiram  construir as magníficas pirâmides do Egito. Várias teorias foram levantadas, mas agora pesquisadores da Universidade de Amsterdã, na Holanda, afirmam ter a resposta para esse mistério.
Estudos realizados na Holanda apontam que a construção das pirâmides egípcias foi feita com areia molhada. Segundo os pesquisadores, o ato de umedecer o solo e unir os grãos de areia poderia ter facilitado o deslocamento das pedras gigantes que foram utilizadas na base das pirâmides. Essa técnica aparece, inclusive, em uma pintura na parede da tumba de Djehutihotep, um antigo monarca egípcio que reinou em 1900 a.C. Nesse desenho, é possível ver um homem derramando água na areia para carregar uma estátua.
Outros pesquisadores internacionais também focaram seus estudos em tentar descobrir os mistérios das pirâmides. A teoria do engenheiro galês Peter James diz que os egípcios construíram primeiro uma pirâmide menor e depois começaram a revesti-la com blocos grandes de pedra. Segundo essa teoria, a construção das pirâmides teria sido feita em camadas, com o uso de rampas e andaimes.
Outra teoria, do químico francês Joseph Davidovits, afirma que os egípcios fizeram as pirâmides carregando baldes de lama para produzir alguns blocos de calcário. Esses blocos teriam dado forma às pirâmides.
E, por fim, existe um terceira hipótese, que por sinal é a mais aceita entre a comunidade científica, que diz que as pirâmides foram construídas com blocos gigantes de pedras que eram transportados por rampas. De acordo com essa teoria, os egípcios teriam usado apenas cordas, troncos e a força humana para construir as estruturas.