Ultimas Noticias...

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Poupe água utilizando garrafas PET para a rega de plantas


Com uma garrafa plástica é possível montar um sistema de gotejamento simples e barato para molhar as plantas sem desperdiçar água. De forma contínua, mas em pouca quantidade, a água passa por um pequeno furo aberto no fundo da garrafa ou na tampa e cai direto no vaso. Assim, a terra fica sempre úmida e perde bem menos água por evaporação. Quando o reservatório seca, é só enchê-lo novamente (de preferência, com água da chuva!).
O furo pode ser aberto no fundo ou na tampa da garrafa. Isso vai depender da forma como ela será colocada no vaso ou na jardineira. Quanto mais largo o furo, maior a quantidade de água que será liberada. Além disso, no lado oposto do reservatório, devem ser feitos furos bem finos para a entrada de ar e facilitar o gotejamento.
Antes de ser usada, a garrafa precisa ser lavada e estar bem fechada com tampa. Ela pode ser estabilizada apoiada a um pedaço de madeira e presa com um arame. É importante que a distância com a terra seja de poucos centímetros. Esse é o mesmo conceito criado em Israel para irrigação na agricultura em larga escala, principalmente em locais com pouca chuva.

O aposentado Edson Pereira dos Santos, de Osasco, conseguiu resolver a irrigação dos pés de jabuticaba e pitanga que tem na laje de casa com as garrafas de plástico. Além do trabalho que tinha para levar um balde cheio de água até o local, ele se preocupava com a perda por evaporação e do acúmulo de água desnecessário no vaso.

“Eu estou feliz com o resultado. A terra está sempre úmida, vai pingando, sem desperdiçar água. E é disso que a planta precisa. De terra úmida”, relatou o aposentado, que enviou fotos do sistema de irrigação que criou sozinho

PARTILHA ISTO NA REDE SOCIAL !!!!!!!!

 
Copyright © 2014 Só te conto... . Designed by OddThemes | Distributed By Gooyaabi Templates