Breaking News

O califado no século XXI quer ir de Lisboa ao Paquistão



É um plano a cinco anos, mas ambicioso: o mapa difundido nas redes sociais pelo Estado Islâmico mostra as ambições do califado do século XXI, que vai da Ibéria ao Vale do Indo.

A mancha estende-se dos Pirinéus aos confins dos Himalaias. Vai do Cabo Finisterra ao sul do Quénia. Dos arredores de Viena ao Punjab. O mapa difundido nas redes sociais Facebook e Twitter pelo Estado Islâmico – assim se designam a si mesmos os radicais do ISIS – mostra toda a extensão do califado tal como o imaginam daqui por cinco anos. Por enquanto, os jihadistas só dominam o norte do Iraque e uma parte do leste da Síria, mas os seus projectos são grandiosos.
Muitos destes “soldados de deus” são jovens que saíram diretamente das madrassas para o deserto, mas sem se esquecerem de levar consigo os smartphones e sem desligarem as suas contas nas redes sociais. Alguns foram educados nos subúrbios de cidades europeias mas a sua inspiração é a mesma de Osama Bin Laden: recuperar para o Islão todas as terras que em tempos foram dominadas por muçulmanos e, por isso, integravam o califado. Desde o Al-Andalus – a Ibéria muçulmana – até ao vale do Indo.
Originalmente a palavra “califado” significa em árabe a forma de escolha de um líder (o Califa) para os muçulmanos. Esse califa é visto como o sucessor do profeta Maomé e líder máximo dos crentes.

Fonte: http://observador.pt/2014/08/12/um-califado-seculo-xxi/