Breaking News

Como se calcula quantidade de pessoas em manifestações



É sempre assim. Enquanto organizadores divulgam um número X de pessoas em um determinado evento público, a Polícia Militar, encarregada de fazer os cálculos oficiais, diz que a quantidade é Y.

Nas últimas manifestações que ocorreram nos quatro cantos do País, as divergências ficaram flagrantes.Quantificar multidões é um desafio básico para quem lida com grandes eventos tanto depois, quanto antes de acontecerem. Então, nada como saber como a coisa funciona de fato. Existem critérios a serem seguidos sempre que é preciso estimar multidões. A regra, que é internacional, leva sempre em consideração o número de pessoas estimadas por metro quadrado.

A fotografia é um dos principais recursos para estabelecer o número de pessoas que participaram de um evento. Combinada com software de cartografia e informações de campo, a foto permite fazer estimativas precisas. Sabendo quantas pessoas têm em um metro quadrado e o tamanho da área ocupada por pessoas, basta fazer as contas.

O instituto DataFolha, por exemplo, estimou que 1,5 milhão de pessoas é a lotação máxima do trecho Paulista-Consolação. Fez isso depois de muitas polêmicas envolvendo divulgações de  adesões ã Parada Gay ou à Marcha para Jesus. O instituto descobriu que muitos dos números divulgados eram impossíveis de serem alcançados. Tinha gente falando em até 5 milhões de participantes!

Em um cálculo médio, considera-se sete pessoas por metro quadrado uma situação já bastante apertada, parecida com o que enfrentam os passageiros que embarcam na estação Sé do metrô no horário de pico. Portanto, para que 4 milhões ocupassem esses 216 mil m² deste trecho, seria necessário que 18 pessoas se espremessem em cada metro quadrado.