Breaking News

Vacinas para seu cão: entenda quais são e quando devem ser aplicadas




Você se lembra de quando foi a última vez que levou seu cachorro para vacinar? Anualmente nossos amigos de quatro patas precisam reforçar algumas doses para mantê-los livres de doenças como a cinomose, hepatite infecciosa canina, gripe canina entre outras.

É o veterinário quem determina o intervalo e quais vacinas o cachorro vai receber, mas as doses de vacina múltipla V8 ou V10 e a anti-rábica são obrigatórias em qualquer esquema de vacinação. As aplicações começam quando o bichinho tem entre 6 e 8 semanas de vida com a vacina múltipla V8 ou V10.

Quando o cão completar 12 semanas é hora de aplicar uma nova dose da V8 ou V10, além da vacina contra gripe canina e giardíase. Já quando nosso amigo de quatro patas completar 16 semanas, repetem-se as doses anteriores e acrescenta-se a anti-rábica.

Depois de cumpridas essa tabela de vacinação, você deverá levá-lo anualmente ao veterinário para que sejam feitas as doses de manutenção, que além das vacinas obrigatórias podem incluir a contra giárdia e gripe canina. A melhor forma de organizar as doses é sempre administrá-las em uma única visita à clínica veterinária.

Cachorros adultos e que não foram vacinados ou os filhotes que já ultrapassaram a época correta devem receber duas doses de vacina múltipla em um intervalo de 21 dias e uma dose de anti-rábica. Isso também vale para cães de origem desconhecida. Animais doentes não devem receber a vacina.