Breaking News

Impressora 3D capaz de reproduzir Pizzas





Já nos dizia o capitão James T.Kirk, na famosa introdução da série original de Star Trek, que o espaço era a fronteira final. Até porque nesse universo já existiam dispositivos na nave Enterprise capazes de materializar comida.
No mundo real, enquanto a NASA não conquista completamente o espaço, vira-se para garantir a alimentação.
A Agência Espacial norte-americana deu 100 mil euros à empresa "Systems and Materials Reserach Corporation" para que esta construa, em seis meses, uma impressora 3D capaz de reproduzir alimentos.
O objetivo é conseguir, por exemplo, construir uma piza através de três camadas de nutrientes, mais azeite e água. O software será depois responsável por aplicar receitas culinárias que, automaticamente, misturem os ingredientes necessários, todos eles em estado líquido ou em pó.

Enormes potencialidades


"Creio, e muitos economistas também, que o atual sistema alimentar não pode satisfazer suficientemente 12 mil milhões de pessoas. Temos que mudar a perceção do que vemos como alimentos", afirmou Anjan Contractor, um dos responsáveis da empresa, em declarações reproduzidas pelo "El País".
As impressoras 3D ganharam recentemente uma notoriedade pouco positiva, devido a vídeos que demonstravam como era possível construir armas através de componentes de aspeto inócuo.
Uma imagem que Anjan Contractor defende que não deve desviar as atenções do potencial imenso que estes dispostivos podem ter, também no que diz respeito à longevidade dos alimentos.
"As viagens espaciais requerem alimentos com 15 anos de duração. Nós estamos aa trabalhar com proteínas, macro e micro nutrientes em pó que mantém as suas propriedades durante, pelo menos, 30 anos", revelou.