Breaking News

Pior acidente de comboio por causa de um Tsunami

 
Em 2004, Sri Lanka tsunami ferroviário foi um desastre ferroviário, com o maior número de morte na história. Ele ocorreu quando um trem de passageiros lotado foi destruído em uma ferrovia litorânea no Sri Lanka pelo tsunami que se seguiu ao terremoto de 2004 no Oceano Índico, e resultou na maior perda de vidas na história da ferrovia. Mais de 1.700 pessoas morreram, muito maior do que o desastre ferroviário anterior com a maioria de mortes.

O trem, conhecido localmente como a Rainha da Linha de Mar, era um trem de serviço regular funcionamento entre as cidades de Colombo e Galle. No domingo, 26 de dezembro, 2004 deixou Colombo logo após 06:55 com entre 1.000 e 1.500 passageiros pagos e um número desconhecido de passageiros não pagos.

Às 9:30 AM, na aldeia de Peraliya, perto Telwatta, a praia foi atingida pela primeira das grandes ondas levantadas pelo terremoto, que atingiu a costa de Sumatra, na Indonésia. O trem chegou a um impasse quanto a água subiram em torno dele. Centenas de pessoas locais, que acreditam que o comboio seja seguro sobre os trilhos, subiu em cima do trem para evitar serem levados. Outros estavam atrás dele, esperando que o trem iria tomar a força da água. A onda causou inundações nas carruagens e começou a causar pânico entre os passageiros. A próxima, muito maior onda, pegou o trem e esmagou-o contra as árvores e casas que ladeavam a pista, esmagando quem procura abrigo atrás dele. Os oito carruagens estavam tão cheias de gente que as portas não podiam ser abertas, e estando cheias de água, se afoganram quase todos dentro . Estimativas com base no estado da linha de costa e uma marca d'água próxima que do tsunami subiu 7,5-9 metros acima do nível do mar e 2 a 3 metros acima da parte superior do trem.