Breaking News

As falésias de Torres – RS



Falésia é uma forma geográfica litoral, caracterizada por um abrupto encontro da terra com o mar (um penhasco na beira do mar), formam-se escarpas na vertical que terminam ao nível do mar e encontram-se permanentemente sob a ação erosiva do mar.
Torres é um município brasileiro situado no extremo norte do litoral do estado do Rio Grande do Sul, onde se sobressaem paredões rochosos à beira-mar, e por ter à sua frente a única ilha marítima do estado, a Ilha dos Lobos, o Morro do Meio é, por seu tamanho, a mais importante das "torres", também conhecida por Morro das Furnas, fica entre a Praia da Cal e a Praia da Guarita e a trilha que atravessa por cima do platô, é uma ótima opção de caminhada, descendo pelas escadarias, é possivel visualizar as furnas, por baixo dos penhascos, algumas das escadas são bastante íngremes e com a maré alta é perigoso ir em alguns locais, pois o mar é muito forte, neste local.
A Torre Sul está localizada no Parque da Guarita e possui um grande paredão de frente para o mar, suas escada de mais de 100 degraus, é possível chegar ao topo, onde pode-se desfrutar de uma linda vista para o Parque e a Praia da Guarita, Praia da Itapeva, Morro do Meio, Dunas e da cidade.
O Morro do Farol é o ultimo ao norte, e o mais próximo da cidade. É o ponto de voos de paraglider. Neste morro, é possivel subir de carro e se tem uma boa visão da Praia da Cal, Praia Grande e Morro do Meio.