Ultimas Noticias...

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

A porta do inferno - Darvaza – Turkmenistão



O Gate, também conhecido como Darvaza é uma vila no Turcomenistão de cerca de 350 habitantes, localizada no meio do deserto de Karakum, cerca de 260 km ao norte de Ashgabat, os habitantes de Darvaza são em sua maioria turcomana da tribo Teke, preservando um sitema semi-nômade de vida.

A área de Darvaza é rica em gás natural. Durante a perfuração em 1971, geólogos soviéticos bateram em uma caverna cheia de gás natural, por causa dessa substância, as perfurações foram suspensas e alguém teve a brilhante idéia de "acender um pequeno fósforo" na boca da cavidade, a fim de que o conteúdo tóxico fosse consumido pelo processo de combustão, pois o chão sob a plataforma de perfuração em colapso, deixou um grande buraco com um diâmetro de 70 metros. Para evitar a descarga de gás venenoso, foi decidido que a melhor solução seria queimar. Eles receavam que o gás escapasse do imenso buraco, trazendo consequências maléficas para a população.

Não há nenhuma previsão de quando as labaredas vão finalmente cessar, já que ninguém tem noção da quantidade de gás que ainda existe nas profundezas daquele caloroso "inferno".

Geólogos esperavam que o fogo iria comsumir todo o combustível em questão de dias, mas o gás está queimando até hoje. Os moradores chamaram a caverna "A Porta para o Inferno”.

A queima do gás é mais segura e menos prejudicial para o ambiente do que liberando o metano na atmosfera, como o metano é relativamente potente gás de efeito estufa e considerada como tendo um elevado potencial de aquecimento global.

Em abril de 2010, o presidente do Turcomenistão visitou o local e ordenou que o buraco deve ser fechado, ou sejam tomadas medidas para limitar sua influência sobre o desenvolvimento de outros campos de gás natural na área.

PARTILHA ISTO NA REDE SOCIAL !!!!!!!!

 
Copyright © 2014 Só te conto... . Designed by OddThemes | Distributed By Gooyaabi Templates