Breaking News

Borobudur



Este santuário é o maior monumento já construído para honrar o Buda. Foi levantado entre os anos 750 e 850 pelos soberanos da dinastia Sailendra, e serviu nos seus inícios para conter as relíquias e oferendas dos devotos budistas de Java. Sua estrutura consta de seis plataformas quadradas coroadas pelas outras três circulares, está decorada com 2.672 painéis em relevo e 504 estátuas do
Buda. A complexidade que denota a sua estrutura assemelha-se aos mandalas (desenhos complexos que representam as forças que regulam o universo e que servem como apoio para a meditação), fazendo com que sejam conhecidos coloquialmente com o “mandala arquitetônico”. Ainda hoje é um lugar místico de peregrinação de enorme atração turística.
Construção
O século VIII foi o período no qual reinou a poderosa e rica dinastia Sailendro em Java.
Durante o século VIII e IX, muito evoluiu a arquitetura da Java central, que se tornou o centro de poder da ilha. Em uma área de 10 km² se conservam mais de 25 templos budistas e hindus, dos quais faz parte o complexo de Prambanan.
Quem começou a construção do Borobudur foram os reis da dinastia hindu Sanjaya, mas logo a cessaram. No ano de 780, os reis da dinastia budista Sailendro começaram a governar a região e continuaram a construção. Mas eles adaptaram o complexo segundo seu próprio conceito de mundo. Isto significa que eles transformaram a construção originalmente hinduista em um grandioso monumento budista.
Para a construção foram utilizados 60000 m³ de andesito (material vulcânico) proveniente dos rios das redondezas.
Em 1973, o Borobudur começou a ser completamente reconstruído sob o patrocínio da Unesco. O monumento foi totalmente "desmontado", cada pedra foi marcada, tratada e limpada quimicamente, e novamente recolocada. A reforma custou 25 milhões de dólares e durou cerca de uma década