Breaking News

França: preço dos combustíveis vai descer até 6 cêntimos




Governante diz que corte nos combustíveis vale menos 300 milhões de receita


O preço dos combustíveis em França vai descer até seis cêntimos: «três cêntimos para as petrolíferas e três cêntimos para o Estado». A garantia foi deixada pelo ministro das Finanças francês, Pierre Moscovici.

O governante aproveitou para anunciar ainda que Paris vai perder 300 milhões de euros, só em receita fiscal, devido a estes cortes temporários, no preço dos combustíveis, para o setor dos transportes.

Num encontro com representantes das companhias petrolíferas, citado pela agência Associated Press, Moscovici explicou que França tentará colocar o valor do défice em linha com a média exigida pela União Europeia. A medida vai custar aos cofres do Estado 300 milhões de euros em perdas de receita fiscal.

«Mas trata-se de uma medida temporária que, a médio prazo, será substituída por um mecanismo de caráter permanente», apontou.

A manutenção de um teto máximo para o preço dos combustíveis, que atingiram um valor recorde, foi uma das promessas eleitorais do atual presidente, François Hollande, durante a campanha para as presidenciais francesas.

Mas com a estagnação da economia francesa nos últimos nove meses, o governo francês está a iniciar um grande esforço para reduzir o défice público até 4,5% do Produto Interno Bruto (PIB) este ano e 3% em 2013.


Será que em Portugal o Governo e as petroliferas poderiam cortar um pouco nos seus "Lucros".

O Governo com os combustiveis elevados ganha muito mais em impostos (porque não tabelar o maximo de imposto por litro)
As petroliferas se dispensarem um pouco dos seus lucros iriam conseguir mais venda porque se venderia mais combustivel e conseguia-se recuperar a economia.