Breaking News

Padrão Internacional do Kilograma está a perder peso !


O quilo está com problemas de peso
Ao contrário do que acontece com tantos de nós, o quilo está a perder peso com a idade. Não é coisa que afecte a vida do dia-a-dia, mas os cientistas procuram agora uma forma de encontrar uma unidade de massa que seja o mais estável possível perante a passagem do tempo.
Parece evidente, mas deu muito trabalho. O mundo funciona com unidades de medida padronizadas e, de tão habituados que estamos a elas, até nos esquecemos que não são entidades absolutas. Na verdade, para que um metro ou um segundo queiram dizer o mesmo em Portugal ou na Nova Zelândia, foi preciso padronizá-los. Não é um mundo fácil, este da metrologia, principalmente quando se descobre que, como acontece actualmente, uma dessas medidas está a ficar "fora de prazo". E é o que se passa com o quilograma.O quilograma tem como protótipo internacional um cilindro de platina e irídio de 39mm de altura e outro tanto de diâmetro, que se mostrou mais "leve" nas últimas pesagens - ou seja, perdeu massa durante os seus122 anos de existência. Trata-se de um valor residual - cerca de 0,00005 gramas, sensivelmente o peso de um grão de areia. Dos pequenos.
A constante de Planck exprime-se na fórmula 6.626 06X x10-34 joules por segundo (e o "X" maiúsculo corresponde ainda ao grau de incerteza que os estudos actuais tentam superar), e a constante de Avogadro, através da fórmula NA é 6.022 14X x1023 mol-1 e também aqui há ainda um "X" para aperfeiçoar. Por enquanto, as duas constantes (a primeira estabelece as bases da física quântica, enquanto a segunda permite calcular o número de átomos de um gás em função do seu volume), quando aplicadas ao quilograma, são discrepantes em 0,00000017g.