Breaking News

Mar Aral, condenado pelo homem


Na terra existem mares onde a vida é praticamente impossível. É o caso do Mar de Aral, que está a desaparecer.
No final dos anos 60, o Mar de Aral, imenso lago salgado do Sul da antiga URSS, estendia-se por uma superfície equivalente ao dobro do território da Bélgica. Hoje em dia o mar está prestes a transformar-se num enorme deserto.

Para onde foi a agua ?

em finais dos anos 50 resolveu-se cultivar algodão na regia ocupada pelo Mar de Aral. O algodão tem grade necessidade de água, que passou a ser bombeada directamente do mar.
Para cúmulo, o Aral deixou de poder de contar com a água proveniente dos dois grande rios que nele desaguavam, entretanto desviados para irrigarem os campos de algodão. Quase de seguida o nível baixou 14 metros e a superfície decresceu 40%. Neste momento restam apenas alguns charcos espalhados pelo antigo fundo. A manter-se a situação o mar de Aral em breve terá desaparecido totalmente.

O Abaixamento do nível das aguas teve por consequência a triplicação da salinidade do mar.
Outrora capturava-se no mar de Aral 45 mil toneladas. de peixe. Actualmente os pescadores desapareceram, juntamente com as lontras e ave marinha. Nos charcos sobrevivem apenas uma espécie de camarões e uma raia mutante incomestível.
Os barcos de pesa continuam a apodrecer nos fundos arenosos, a quilómetros das margens.
O clima tornou se muito mais seco desde que o mar começou a secar.