Breaking News

Guernica um quadro que retracta o horror


Guernica é um painel pintado por Pablo Picasso em 1937 por ocasião da Exposição Internacional de Paris. Foi exposto no pavilhão da República Espanhola. Medindo 350 por 782 cm, esta tela pintada a óleo é normalmente tratada como representativa do bombardeio sofrido pela cidade espanhola de Guernica em 26 de Abril de 1937 por aviões alemães, apoiando o ditador Francisco Franco.
A pintura foi feita com o uso das cores preto e branco - algo que demonstrava o sentimento de repúdio do artista ao bombardeio da cidade espanhola. Claramente em estilo cubista, Picasso retrata pessoas, animais e edifícios nascidos pelo intenso bombardeio da força aérea alemã (Luftwaffe), já sob o controle de Hitler.

Não só este painel representa um bombardeamento das forças alemas, como representa o primeiro teste de Hitler no uso massivo deste tipo de ataque.
Podemos dizer que Guernica foi um teste para a Luftwaffe. Foi testada a eficácia e a destruição que resultava deste novo tipo de estratégia militar usada na Segunda Grande Guerra.