Breaking News

Tudo sobre os Peidos


1.  O que é o flato? Do que é feito?
O flato, do latim flatus, significa sopro e é uma composição de gases altamente variável, expelida pelo ânus. É formado por parte do ar que engolimos, que é quase só nitrogénio e dióxido de carbono, pois o organismo absorve o  oxigénio, e gases resultantes das reacções químicas entre o ácido estomacal, fluidos intestinais e flora bacteriana. Ou seja, dióxido de carbono, hidrogénio e metano.

2.  O que faz os peidos cheirarem mal?
O odor dos peidos vem de pequenas quantidades de sulfato de hidrogénio (gás sulfídrico) e enxofre na mistura. Quanto mais rica em enxofre for a dieta, mais desses gases vão ser produzidos pelas bactérias no intestino e mais os peidos vão cheirar mal. Pratos com cebola, couve-flor e ovos são conhecidos por produzirem peidos mal cheirosos. Feijão, por exemplo, produz grandes quantidades de peidos não necessariamente mal cheirosos.

3. Porque os peidos fazem barulho?
Os sons são produzidos pela vibração da abertura anal. O som depende da velocidade da expulsão do gás e de quanto estreita for a abertura dos músculos do esfíncter anal.

4.  Quanto gás uma pessoa normal produz por dia?
Em média, uma pessoa produz cerca de um litro de peido por dia, distribuído em cerca de 14 peidos diários. Pode ser difícil para si determinar o volume diários dos seus peidos, mas pode estimar quantas vezes se peida. Pode fazer uma pequena experiência científica: anote tudo o que come e conte o número de vezes que se peida. Pode inclusive anotar
sobre o seu cheiro. Descobrirá uma relação entre o que come,
a quantidade de peidos, e o quanto cheiram mal.

5.  Quanto tempo leva até que o peido chegue ao nariz de alguém?
Isso depende das condições atmosféricas, humidade e velocidade do vento, além da distância entre as pessoas. Os peidos também se dispersam e a sua potência nauseante diminui com a diluição. Condições excepcionais existem quando o peido é liberado numa área pequena e fechada, como um elevador um quarto pequeno ou um carro, porque essas condições limitam a quantidade de diluente possível (ar) e o peido vai permanecer numa concentração perceptível por mais tempo, até que se condense
nas paredes.

6.  É verdade que algumas pessoas nunca se peidam?
Não. Se elas estiverem vivas, peidam-se.
As pessoas podem-se peidar até mesmo algumas horas depois de mortas.

7.  Os homens peidam-se mais que as mulheres? As mulheres peidam-se tanto quanto os homens.
A diferença é que os homens têm mais orgulho disso.

8.  Em que parte do dia estamos mais sujeitos a peidar-nos?
Durante a manhã, principalmente quando estiver na casa de banho.
Se a casa da banho tiver uma boa ressonância, o peido pode ser ouvido na casa inteira.

9.   Porquê que o feijão faz as pessoas peidarem-se tanto?
O feijão contém açúcares que os seres humanos não conseguem digerir. Quando esses açúcares chegam aos nossos intestinos, as bactérias fazem a festa e produzem um monte de gás. Outros alimentos “amigos” dos peidos são: milho, pimenta, repolho e leite.

10.  Um peido é mesmo só um arroto que saiu pelo lado errado?
Não, a frase "arrotar pelo cu" é puro folclore. O arroto vem do estômago e tem uma composição química diferente do peido. Os peidos têm menos ar atmosférico e mais gases produzidos por bactérias.

11.   Para onde vão os peidos quando os prendemos?
Quantas vezes prendeu um flato, pretendendo soltá-lo na primeira oportunidade apropriada e depois descobriu que ele tinha "desaparecido" quando estava pronto? Ele saiu lentamente sem a pessoa saber? Foi absorvido pela corrente sanguínea? O que aconteceu com o dito? Os médicos concordam que o peido não é nem liberado nem absorvido. Ele simplesmente volta para os intestinos e sai depois. Isso reafirma o facto de que os peidos não são realmente perdidos, e sim adiados.

12.  É mesmo possível "acender" peidos?
A resposta é SIM. Normalmente os puns incluem metano e hidrogénio, ambos são gases inflamáveis. Entretanto, deve estar avisado de que colocar um peido em ignição é perigoso. Não só a chama pode entrar para o seu cólon, como a sua roupa e o que estiver ao redor pode pegar fogo. Cerca de 25% das pessoas que o fizeram queimaram as bordas e os cabelinhos do ânus. 12.  É mesmo possível "acender" peidos? A resposta é SIM. Normalmente os puns incluem metano e hidrogénio, ambos são gases inflamáveis. Entretanto, deve estar avisado de que colocar um peido em ignição é perigoso. Não só a chama pode entrar para o seu cólon, como a sua roupa e o que estiver ao redor pode pegar fogo. Cerca de 25% das pessoas que o fizeram queimaram as bordas e os cabelinhos do ânus.

13. Porquê que as meninas não assumem os seus peidos?
Acho que deveria começar por dizer que somente algumas meninas não assumem os seus peidos. A razão é cultural. Elas são ensinadas a pensar que peidar-se não é uma coisa que uma dama faça. É um grande erro pensar assim. Todas as pessoas emitem gases anais,
inclusive a Rainha Elizabeth e as suas damas.

14. Cheirar directamente um peido pode intoxicar?
Não se conhecem agentes tóxicos na flatulência.

15. É possível enlatar um peido para uso posterior? Teoricamente sim, mas há uma série de problemas logísticos. É mais fácil usar um saco plástico ao invés de uma lata.
Pode tentar a seguinte experiência para ver se resulta:
Peide-se em vários sacos plásticos e vede-os com cuidado.
Encha outros sacos com ar normal. Espere 6 horas. Então eleja voluntários para cheirarem o conteúdo dos sacos e verifique se eles conseguem dizer se o que tem ali dentro é um peido ou é ar. Isto vai-lhe
dar a informação se é possível guardar peidos. Se fizer na banheira e inclinar-se de forma que os peidos emirjam como bolhas na sua frente e não por trás, pode aprisionar as bolhas numa garrafa e ter peidos puros dentro de garrafas, sem estarem contaminados com ar atmosférico.

16.  É estranho gostar de dar peidos?
Não. Mas se a pessoa peidar-se numa quantidade que lhe traz problemas e infelicidade, deverá consultar um médico.

17.   De que cor é o peido?
É incolor, porque os gases que o constituem são incolores. Imagine o quanto interessante seria se o peido fosse laranja, tipo dióxido de nitrogénio. Ninguém mais perguntaria de quem é o peido.

18.  Outras pessoas sentem mais o cheiro do peido do que o "autor"?
O peido deveria cheirar tanto para quem o emite quanto para as pessoas que dele "desfrutam". Mas quem se peida leva vantagem pelo facto de que, o peido
é emitido para longe do seu corpo, numa direcção oposta à do seu nariz. Peidar-se contra o vento anula esta vantagem.

Por isso, antes de se peidar novamente, lembre-se deste post... e seja feliz... Peide-se feliz!!!

E qual é a opnião dos meus queridos leitores?